Quem sou eu

Minha foto
SALVADOR, BA, Brazil
"Não tire conclusões, não crie ilusões, não se iluda com os fatos, não se impressione com os meus atos. Afinal, por dentro é sempre a minha personalidade e por fora um conceito seu!"

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Basílica de San Francesco d'Assisi

Desde que comecei a planejar a viagem para a Itália, tinha em mente que este lugar seria uma experiência única. Desde os tempos de juventude, quando entoava a Oração de São Francisco que tenho um fascínio pela vida deste santo católico. E não foi diferente do que eu imaginei...


A Basílica  fica na cidade de Assis, Itália, que fica na região da Umbria, onde nasceu e morreu São Francisco (1182-1226), e a construção iniciou logo após a sua canonização em 1228. 
A entrada é franca e fotos "não" são permitidas. Por toda basílica há seguranças vigiando...

A Basílica é um dos mais importantes lugares de peregrinação da Itália e um dos mais importantes do Cristianismo.


É impressionante o ar de religiosidade que emana por toda a área da Basílica. Por fora, a simplicidade indica a falta da ostentação de riqueza, e não há mesmo as grandes esculturas presentes na maioria das igrejas católicas italianas. Internamente os afrescos de Giotto são maravilhosos e encantadores. 

Em frente a Basílica está a Piazza de San Francesco, com um gramado pequeno e bem cuidado donde se lê a palavra "Pax". A saudação "Pax et Bonum", que significa "paz e bem", é o lema da Ordem Franciscana e da cidade de Assis.


Basílica de São Francisco é um memorial do homem que pregou e viveu uma vida extremamente simples, de pobreza, abstinência e da renúncia aos bens materiais em busca de uma maior espiritualidade. Construída numa colina, chamada Colina do Inferno, porque era o local onde se enterravam os criminosos condenados a morte, hoje é conhecida como Colina do Paraíso. 

A Basílica foi projetada em dois níveis e cada um deles é conhecido como igreja. São  conhecidas como "Basilica Superiore" ou Igreja Alta e "Basilica Inferiore" ou Igreja Baixa e uma cripta onde os restos mortais do santo estão sepultados. Arquitetonicamente, o exterior da Basílica parece unido ao Convento de São Francisco. É melhor começar pela Igreja Inferior, para poder acompanhar a arte em ordem cronológica, mas se quiser começar pela Superior, não há problema. 

A Igreja Inferior, representa a penitência.

Igreja Inferior
A Igreja Inferior foi concluída em 1230 e no dia de Pentecostes, 25.05.1230, o corpo de São Francisco foi trazido para o local, pois ele estava na Igreja de San Giorgio. 

Tem a nave decorada com afrescos e mostra cinco cenas da Paixão de Cristo à direita e à esquerda cenas da vida de São Francisco. Existem muitas obras-primas que são mal iluminadas pois os vitrais não são transparentes e muitos são tão antigos quanto a própria igreja. 
No meio da nave, em ambos os lados, existem escadas, escuras, que descem para a cripta. 


Cripta
Esta cripta foi "perdida" até o século 19, ela foi selada para evitar que fossem roubados os restos mortais de santo.


É um local bem escuro, iluminado apenas por candelabros e velas, onde existem alguns bancos para sentar. É bem silencioso e reservado para orações. A sensação da presença do São Francisco no local é indescritível. 



Restos Mortais
O caixão de pedra antiga, com laços de ferro esta consagrado em um espaço aberto acima do altar. Ao redor do altar, nos cantos da parede, há túmulos de quatro de seus seguidores.


Em 1818, após 600 anos, o túmulo foi redescoberto e quando o caixão foi aberto, o esqueleto estava completamente intacto. De janeiro a março de 1978, foi realizada a segunda exumação dos ossos do santo, autorizado pelo Papa Paulo VI.

A Igreja Superior representa a glória.

Igreja Superior
É cheia de luz e é um contraste marcante com seu vizinho do andar de baixo. Em 1997, dois terremotos causaram um devastação generalizada na Itália e a Basílica não foi poupada. Vários afrescos foram destruídos no desabamento da abóboda, levando dois anos para serem restaurados.


A  parte superior da nave é decorada com 32 cenas do Velho Testamento e do Novo Testamento. Já na parte baixa da nave, Giotto usou a Legenda Maior, a biografia de São Francisco para reconstruir os maiores eventos da vida do Santo, inclusive aquele da pregação aos pássaros.


Existem várias lojinhas, onde se pode adquirir alguns souvenires para levar de lembrança. Eu comprei uma linda camiseta cinza para minha querida mãezinha, por Eur 8,00.   


Recomendo aos amigos leitores que incluam este lugar magnífico no roteiro e reservem tempo suficiente para entrar em sintonia com o ar divino desta basílica. E, se houver tempo, tome um café no Bar e Restaurante San Francesco, bem em frente da Basílica com mesas na calçadas. 


Bem próximo à Basílica, na Via de San Francesco, tem uma casa com bandeiras brasileiras hasteadas na porta, que apresenta uma Mostra Interativa do Museu Missionário na Amazônia, comemorando os  100 anos da presença missionária na Amazônia. O nome do museu é MUMA, e será o primeiro do mundo em seu gênero. É um museu histórico, científico e missionário que conta a história da vida do Alto Solimões, o encontro dos missionários com os índios Ticuna e a construção de igrejas, hospitais, escolas e fábricas pelos capuchinos.



Veja fotos: Basílica de São Francisco de Assis

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito!
Aliás, gosto muito do seu blog, já indiquei para amigos que vão viajar.
Um grande e forte abraço,
Simone