Vista interna |
Em tempos de Papa, nada melhor de ver como eles vivem...ou viveram!
Vamos começar pela igreja oficial do Papa, a Basílica de São Pedro, ou Basílica Sancti Petri ou Basilica di San Pietro.
A Basílica tem área de 23.000m³, cabem 60 mil devotos e é adornada por 340 estátuas de santos, mártires e anjos.
Foi provado que sob o altar da basílica está enterrado São Pedro (de onde provém o nome da basílica) um dos doze apóstolos de Jesus. Desde a Reforma, duvidou-se se São Pedro havia sido martirizado realmente em Roma e seus restos mortais estavam nesta Basílica, porém atualmente os historiadores concordam que São Pedro foi de fato martirizado em Roma e após uma minuciosa e meticulosa investigação nos anos 1950, o Papa Pio XII na enciclícia "Domenico Cardinale Tardini" (pág.:76), confirmou que haviam sido achados os ossos do mártir.
Os restos mortais de São Pedro foram enterrados fora do Circo, na Colina do Vaticano, a menos de 150 metros do seu local de morte. Seu túmulo foi inicialmente marcado apenas com uma pedra vermelha, símbolo de seu nome, mas sem sentido para os não-cristãos. Um santuário foi construído neste local alguns anos mais tarde. Quase trezentos anos depois, a antiga Basílica de São Pedro foi construída neste local.
A entrada na Basílica é gratuita e pode-se tirar fotos. Porém, antes da entrada, deve-se passar por forte esquema de segurança, como detectores de metal e afins (como nos aeroportos).
Eu tive que comprar o lençinho!!! Fui barrada, em 2006! |
O vestuário é restrito! Não são permitidos shorts, minissaias, ombros nus, bonés. E isso vale para os homens também, porque mesmo que você passe pela segurança, você não vai passar pelos guardas que ficam nas portas de entrada. Se você estiver vestida de alçinha, melhor comprar um lençinhos ou véu, em uma das barracas ou lojas bem de frente, para tampar os ombros. E não são baratos não, por volta de 10 Euros!
Melhor se prevenir antes de ir!!! Senão, o jeito e voltar para o hotel e trocar a "roupita"!!
Capela de São Sebastião |
Neste domingo o Papa João Paulo II foi beatificado em uma solene cerimônia realizada na praça de São Pedro, no Vaticano. Cerca de um milhão de pessoas de todo o mundo participaram da celebração católica. O caixão de João Paulo 2º ficará exposto para a veneração dos fiéis no altar central da basílica e depois será colocado de forma definitiva na Capela de São Sebastião, ao lado da Pietá de Michelangelo.
Tudo é maravilhoso e grandioso! É um passeio que faz jus ao ditado de quem vai a Roma e não vê o Papa!!!
Vou postar, depois, sobre os Jardins do Vaticano... são pouquíssimas pessoas que se dispõem a conhecer o outro lado da vida papal. Aguardem...
Nas fotos do álbum, tentei colocar algumas informações das imagens que tirei do site oficial da Basílica ( http://www.saintpetersbasilica.org/).
2 comentários:
Cara amiga, a cada dia, você esculpi o seu blog com mais perfeição; aliás o que lhe é peculiar. Ao lê-lo transportei-me para Roma, a lembrar quando lá estive. Parabéns. Um grande abraço para você e sua maravilhosa família. Abraços do amigo distante, Barbirato
Maisa, você viu que esta figura bem aí no centro da Capela era o Lucas??? Oh mo Deus hein!!!
Acredita que não me lembro de sua vestimenta imprópria nesse dia não???
Beijiiinnn e saudades....
Sueli
Postar um comentário