Quem sou eu

Minha foto
SALVADOR, BA, Brazil
"Não tire conclusões, não crie ilusões, não se iluda com os fatos, não se impressione com os meus atos. Afinal, por dentro é sempre a minha personalidade e por fora um conceito seu!"

terça-feira, 17 de maio de 2011

Quem te conhece, não esquece jamais!

Palácio da Liberdade - BH

Oh, Minas Gerais! Oh, Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais. 
Oh minha Minas Gerais...



A viagem a Belo Horizonte trouxe lembranças que eu pensei não existiam mais!

Lembranças que reviveram os sentimentos adormecidos das minhas raízes.



Só quem nasce mineiro sabe do amor que traz no peito pela terra querida!
"Sou das MINAS de ouro
Das montanhas GERAIS"

Ser mineiro é ter o cheiro do café coado há poucas horas.
É saborear o queijo derretido do pão de queijo quente que sai do fogão, ainda mais se ele for a lenha!
É saber apreciar um frango caipira (criado solto no quintal) com quiabo verdinho (sem baba!).
Comer costelinha de porco com mandioca e beber cachaça.
Caipira
É sentir o cheiro da terra molhada e ver a enxada lameada.
É compreender os valores que a família mineira tem e ensina aos filhos.
É não ter vergonha de ser recatado.
É ser moça casadoira, sem ser atirada.
Fazer crochê, bordado sombra e ponto de cruz.
É ter as pernas grossas de subir morros.
É ter a vista pregada nas montanhas.
É se sentir entendido nas longas prosas que versam sobre qualquer assunto.
É ter na política  JK e recitar Carlos Drummond de Andrade.
Rezar com Chico Xavier e ir nas igrejas de Ouro Preto.
Cantar com Milton e jogar com Pelé.
É ser inconfidente e estudar para viver num país independente.
Ter orgulho de ser "caipira"!
Ser matuto de mãos calejadas da lida na roça.
"Falá erradu e escrevê certu"
E acima de tudo é entender o significado do UAI...

Percebo que os vários lugares pelos quais andei não foi possível preencher meu esquecido coração mineiro.

Minha Minas Gerais te trago guardada no lado esquerdo do peito, dentro do coração, jamais esquecida mesmo que por terras longínquas eu queira me aventurar...

PS: a música que está tocando é um complemento deste post!

2 comentários:

Milton Anacleto de disse...

Maísa, minha irmãzinha!
Gostei à bessa da alusão feita em seu blog sobre Minas Gerais. Que bom que você visitou também Belo Horizonte-MG.
Que bom que você tem e teve a sensibilidade de poder gostar deste pedação de terra recheado de belezas naturais e muita gente bonita. Quando expresso o adjetivo "bonita", quero dizer não só da beleza física, mas da beleza interior, do jeito próprio de ser do mineiro.
Como você sabe, claro, Minas tem exportado para todo o mundo, grandes personagens que representaram e ainda representam a grandeza do Brasil em termos artísticos, culturais, científicos, sócioeconômicos...
Esse 'país' chamado Minas Gerais, no cenário nacional, "in the business world", fica atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro.
Ahhh!!! Tenho muito orgulho de ser brsileiro e, principalmente, MINEIRO, uai!
Beijos no seu coração!
Mílton Campos

Anônimo disse...

Veja bem, posso andar sensível estes dias, mas tenho que dizer: Estou emeocionado.

Sempre tive orgulho da mãe que tive, que tenho e que terei por muitos anos, pela garra, pela vontade de vencer, por não entregar os pontos, por ser mineira, por fazer questão de fazer uma comida mineira em qualquer lugar que esteja. E sempre feliz, transmitindo tal alegria.

Agora que moro aqui, tenho mais orgulho de ser mineiro. Não tenho vontade de sair para outro Estado. Aqui, apesar da distância, das pessoas que amo, sou muito feliz. Nosso Estado é apaixonante.

As comidas, as prosas, o jeitinho mineiro, as fazendas, o fogão à lenha, a beira de um rio.

Imagino que para sentir isso e para conhecer verdadeiramente o que é ser mineiro é necessário morar aqui, pois eu já amava este lugar antes voltar para cá, agora rsrsrsrsrsrs não sei se um dia darei conta de sair daqui.

Beijos

Te amo

Renan, diretamente do Triângulo Mineiro.