Quem sou eu

Minha foto
SALVADOR, BA, Brazil
"Não tire conclusões, não crie ilusões, não se iluda com os fatos, não se impressione com os meus atos. Afinal, por dentro é sempre a minha personalidade e por fora um conceito seu!"

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Itanhaém - Cama de Anchieta

A Estância Balneária de Itanhaém possui uma área de 599,1 km², localiza-se no litoral do Estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, é banhada por 26 quilômetros de praias, baías, pequenas enseadas e costões rochosos.

A cidade é pequena e tranquila com poucas atrações turísticas, mas um lugar chamado “Cama de Anchieta” desperta a curiosidade dos turistas para descobrir um pouco mais do jesuíta tão importante para a nossa história.

Padre José de Anchieta, nasceu em 19 de março de 1534, em La Laguna, Tenerife, na região das Ilhas Canárias, na Espanha. Anchieta era destinado a ser soldado, mas seu pai, vendo o menino acanhado e recitando poesias em latim, reconheceu que ele não manifestava a mínima aptidão para a carreira militar, por isso matriculou-o na Universidade de Coimbra, em Portugal. Três anos mais tarde, ingressou na Companhia de Jesus para participar do processo de expansão do cristianismoChegou ao Brasil e perambulou pelo litoral Paulista, catequizando índios, batizando e ensinando. No dia 9 de junho de 1597, morreu em Reritiba, atual Cidade de Anchieta, no Espírito Santo.

Existem várias placas indicativas espalhadas pela cidade o que facilita a chegada ao local. Aliás, pode-se visitar dois ponto turísticos ao mesmo tempo: a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Cama de Anchieta. Tudo isto é entrada gratuita!!!

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes foi construída por pessoas devotas à Santa, em 1970, tornando-se um dos locais mais procurados para a visitação. É também um recanto agradável para meditação, pois ao lado encontra-se a pequena enseada do costão rochoso da Praia dos Sonhos.






Passarela
Para se chegar a Cama de Anchieta, ao lado da Gruta, foi construída uma passarela de 220 metros de comprimento por 1,60 metro de largura, com ipê e materiais derivados do eucalipto ecológico, seguindo as normas de preservação ambiental.  

A passarela tem proteções laterais e deques suspensos para ultrapassar obstáculos rochosos e permitir acesso de pessoas com dificuldades de locomoção.

A passarela foi inaugurada em maio de 2006 e facilitou o acesso que antes só era possível caminhando sobre pedras irregulares e diante de um mar revolto. Reforçando a importância do jesuíta, pela passarela foram colocadas algumas placas de madeira talhadas que retratam detalhes da sua vida do jesuíta.




Cama de Anchieta
A Cama de Anchieta é uma formação rochosa encravada entre os costões da Praia da Gruta e da Praia dos Sonhos que, segundo a lenda, por seu desenho plano escavado pelo mar e pelo vento, tornou-se o local preferido do beato José de Anchieta.

Conta a lenda que José de Anchieta ali repousava, passando horas meditando, compondo versos e poemas.


A beleza rústica e natural do lugar, esculpida pela ondas batendo nas encostas, aliada à imaginação que a lenda desperta nos turistas é contrastada pelo ataque de vândalos que delapidam o patrimônio cultural com pichações nas pedras que formam a cama! 


Entre dezembro e janeiro acontece uma encenação teatral, ao ar livre, sobre a aparição da Virgem Santíssima ao Padre. Um programa que pretendo fazer, na próxima temporada.



Clique aqui para ver as fotos: Cama de Anchieta

Um comentário:

Careli disse...

Maísa, que bom o seu texto. Poucas pessoas conhecem nossa querida Itanhaém e sua história. Um de seus mais ilustres moradores o Padre José de Anchieta faz parte da nossa história. Como você prometeu escrever mais sobre a cidade, não deixe de falar sobre o Convento Nossa Senhora da Conceição que abriga hoje objetos do Padre Anchieta, que morou ali. Como cidadão Itanhaense agradeço o prestígio.