"O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico. Pelo fato de o Islamismo usar um calendário lunar, o Ramadã começa e termina em diferentes períodos do ano. O calendário lunar é baseado na observação das fases da Lua, em que o início de cada mês é identificado com a visão de uma nova Lua. Este calendário tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar usado na maior parte do mundo ocidental. O início do Ramadã em cada ano é baseado na combinação das observações da Lua e em cálculos astronômicos.
Para os muçulmanos, o Ramadã é um mês de bênção que inclui oração, jejum e caridade.
O significado do Ramadã retrocede a muitos séculos, a cerca de 610 d.C. Era nesse período, durante o nono mês do calendário lunar, que os muçulmanos acreditavam que Deus, ou Alá, revelara os primeiros versos do Alcorão, o livro sagrado do Islamismo.
De acordo com o Islamismo, um comerciante chamado Maomé estava andando em um deserto perto de Meca. Isso aconteceu onde atualmente localiza-se a Arábia Saudita. Certa noite, uma voz vinda do céu o chamou. Foi a voz do anjo Gabriel que falou que Maomé tinha sido escolhido para receber a palavra de Alá. Nos dias posteriores, Maomé começou a falar os versos que seriam transcritos, compondo o Alcorão.
Em muitas mesquitas, durante o Ramadã, os versos do Alcorão são recitados todas as noites. Os oradores são conhecidos como tarawih. No final do Ramadã, a escritura completa foi recitada. Ramadã é o período no qual os muçulmanos podem se interligar aos ensinamentos do Alcorão."
2 comentários:
Oi Maisa!! Adorei a idéia do BLOG... sabes que tenho 1 pé nessas terras. Adoro a cultura e quero saber muito mais. Vou ler sempre... escreve!!! saudades! beijos
Oi, querida!
Então, maisa também é cultura! :)
Adorei ler as informações que você postou. Assim como a Regina Lúcia, ali em cima, serei freqüentadora do seu blog.
E assim, a gente vai sabendo de você, matando saudades e conhecendo um pouco da cultura islâmica, através do seu olhar atento e generoso.
Beijo enorme de muito grande!
Deus a abençoe.
Cris Pinchemel
Postar um comentário