Quem sou eu

Minha foto
SALVADOR, BA, Brazil
"Não tire conclusões, não crie ilusões, não se iluda com os fatos, não se impressione com os meus atos. Afinal, por dentro é sempre a minha personalidade e por fora um conceito seu!"

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Itanhaém - Cama de Anchieta

A Estância Balneária de Itanhaém possui uma área de 599,1 km², localiza-se no litoral do Estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, é banhada por 26 quilômetros de praias, baías, pequenas enseadas e costões rochosos.

A cidade é pequena e tranquila com poucas atrações turísticas, mas um lugar chamado “Cama de Anchieta” desperta a curiosidade dos turistas para descobrir um pouco mais do jesuíta tão importante para a nossa história.

Padre José de Anchieta, nasceu em 19 de março de 1534, em La Laguna, Tenerife, na região das Ilhas Canárias, na Espanha. Anchieta era destinado a ser soldado, mas seu pai, vendo o menino acanhado e recitando poesias em latim, reconheceu que ele não manifestava a mínima aptidão para a carreira militar, por isso matriculou-o na Universidade de Coimbra, em Portugal. Três anos mais tarde, ingressou na Companhia de Jesus para participar do processo de expansão do cristianismoChegou ao Brasil e perambulou pelo litoral Paulista, catequizando índios, batizando e ensinando. No dia 9 de junho de 1597, morreu em Reritiba, atual Cidade de Anchieta, no Espírito Santo.

Existem várias placas indicativas espalhadas pela cidade o que facilita a chegada ao local. Aliás, pode-se visitar dois ponto turísticos ao mesmo tempo: a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Cama de Anchieta. Tudo isto é entrada gratuita!!!

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes foi construída por pessoas devotas à Santa, em 1970, tornando-se um dos locais mais procurados para a visitação. É também um recanto agradável para meditação, pois ao lado encontra-se a pequena enseada do costão rochoso da Praia dos Sonhos.






Passarela
Para se chegar a Cama de Anchieta, ao lado da Gruta, foi construída uma passarela de 220 metros de comprimento por 1,60 metro de largura, com ipê e materiais derivados do eucalipto ecológico, seguindo as normas de preservação ambiental.  

A passarela tem proteções laterais e deques suspensos para ultrapassar obstáculos rochosos e permitir acesso de pessoas com dificuldades de locomoção.

A passarela foi inaugurada em maio de 2006 e facilitou o acesso que antes só era possível caminhando sobre pedras irregulares e diante de um mar revolto. Reforçando a importância do jesuíta, pela passarela foram colocadas algumas placas de madeira talhadas que retratam detalhes da sua vida do jesuíta.




Cama de Anchieta
A Cama de Anchieta é uma formação rochosa encravada entre os costões da Praia da Gruta e da Praia dos Sonhos que, segundo a lenda, por seu desenho plano escavado pelo mar e pelo vento, tornou-se o local preferido do beato José de Anchieta.

Conta a lenda que José de Anchieta ali repousava, passando horas meditando, compondo versos e poemas.


A beleza rústica e natural do lugar, esculpida pela ondas batendo nas encostas, aliada à imaginação que a lenda desperta nos turistas é contrastada pelo ataque de vândalos que delapidam o patrimônio cultural com pichações nas pedras que formam a cama! 


Entre dezembro e janeiro acontece uma encenação teatral, ao ar livre, sobre a aparição da Virgem Santíssima ao Padre. Um programa que pretendo fazer, na próxima temporada.



Clique aqui para ver as fotos: Cama de Anchieta

domingo, 7 de agosto de 2011

Santos - Bolsa Oficial de Café

Um dos melhores programas para se fazer em Santos é visitar a Bolsa Oficial de Café 

É um passeio quase que obrigatório para quem vem a Santos. Eu, pelo menos, levo todas as minhas visitas lá porque acho o lugar incrível, tanto do ponto de vista cultural como gastronômico.

Oficialmente intitulado Palácio da Bolsa Oficial de Café de Santos, a Bolsa foi inaugurada, pelo Governo do Estado de São Paulo, em 07 de setembro de 1922, dentro das Comemorações ao Centenário da Independência, com a finalidade de gerenciar os negócios agro-exportadores do “ouro negro”.

O prédio tem 6 mil m², com mais de 200 portas e janelas, mármores coloridos formam desenhos geométricos no piso. Foram importados da Itália, Espanha e Grécia, assim como o cimento e os ferros trazidos da Inglaterra, os tijolos, as telhas e os pisos cerâmicos da França e os ladrilhos da Alemanha. Em sua entrada, o átrio circular é formado por oito colunas de granito rosa que se destacam sobre o piso de mármore colorido. Este exibe o nome Bolsa Official de Café, em letras de metal, e termina em cúpula. No ângulo oposto, estátuas representando a Indústria, o Comércio, a Lavoura e a Navegação ornam a torre do relógio de 40 m. 



‘A visão de Anhanguera’


A grandiosa Sala dos Pregões tem no teto o vitral ‘A visão de Anhanguera’, de autoria de Benedicto Calixto. E dispõe do mesmo cadeirado em jacarandá-baía que acomodava os antigos corretores de café. 








Três imensos painéis do mesmo pintor enfeitam a parede do fundo: o maior, central, tem 153 figuras, representando a elevação de Santos à categoria de vila. Os painéis laterais, menores, mostram a concepção do artista sobre a paisagem de Santos em 1822 e 1922.



O edifício abriga o Museu do Café, o Centro de Preparação de Café (CPC), que ministra cursos sobre o tema, a Cafeteria do Museu, onde se saboreia o café brasileiro tipo exportação, e uma Biblioteca, onde o acervo de objetos ligados ao produto completam a ocupação dos quatro pavimentos. 

Museu do Café conta histórias do café que proporcionou a partir de meados do século XIX no desenvolvimento econômico do país, e foi produto de geração de riqueza e progresso. Santos, à época, era o principal porto exportador e o maior centro do comércio cafeeiro do mundo, embarcava o produto e recebia as mais recentes novidades vindas do mundo. 


Cafeteria do Museu
Uma dica é ir com tempo para apreciar toda a arquitetura interna, sentar nas mesas dispostas ao lado do Salão do Pregão para saborear os deliciosos cafés, que podem ser quente ou gelado, acompanhados de torta ou bolo. Além disto não deixar de comprar, pelo menos, meio quilo de café torrado e moído na hora (você escolhe o tipo do café que melhor cabe no seu bolso)!... E se for presentear, leve uma das lembrancinhas existentes na cafeteria! 


Informações:
Rua XV de Novembro nº 95 - Bairro Centro Histórico Tel. (55  13) 3219-5585
Ingresso: R$ 5,00; crianças até 5 anos, grátis; R$ 2,50 para estudantes, professores da rede pública e maiores de 60 anos
Funcionamento: de terça a sábado das 9 às 17 horas, e aos domingos das 10 às 17 horas; 
Cafeteria: de segunda a sábado das 9 às 18 horas e aos domingos, das 10 às 18 horas

Clique aqui para ver as fotos: Museu do Café