Quem sou eu

Minha foto
SALVADOR, BA, Brazil
"Não tire conclusões, não crie ilusões, não se iluda com os fatos, não se impressione com os meus atos. Afinal, por dentro é sempre a minha personalidade e por fora um conceito seu!"

terça-feira, 17 de maio de 2011

Quem te conhece, não esquece jamais!

Palácio da Liberdade - BH

Oh, Minas Gerais! Oh, Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais. 
Oh minha Minas Gerais...



A viagem a Belo Horizonte trouxe lembranças que eu pensei não existiam mais!

Lembranças que reviveram os sentimentos adormecidos das minhas raízes.



Só quem nasce mineiro sabe do amor que traz no peito pela terra querida!
"Sou das MINAS de ouro
Das montanhas GERAIS"

Ser mineiro é ter o cheiro do café coado há poucas horas.
É saborear o queijo derretido do pão de queijo quente que sai do fogão, ainda mais se ele for a lenha!
É saber apreciar um frango caipira (criado solto no quintal) com quiabo verdinho (sem baba!).
Comer costelinha de porco com mandioca e beber cachaça.
Caipira
É sentir o cheiro da terra molhada e ver a enxada lameada.
É compreender os valores que a família mineira tem e ensina aos filhos.
É não ter vergonha de ser recatado.
É ser moça casadoira, sem ser atirada.
Fazer crochê, bordado sombra e ponto de cruz.
É ter as pernas grossas de subir morros.
É ter a vista pregada nas montanhas.
É se sentir entendido nas longas prosas que versam sobre qualquer assunto.
É ter na política  JK e recitar Carlos Drummond de Andrade.
Rezar com Chico Xavier e ir nas igrejas de Ouro Preto.
Cantar com Milton e jogar com Pelé.
É ser inconfidente e estudar para viver num país independente.
Ter orgulho de ser "caipira"!
Ser matuto de mãos calejadas da lida na roça.
"Falá erradu e escrevê certu"
E acima de tudo é entender o significado do UAI...

Percebo que os vários lugares pelos quais andei não foi possível preencher meu esquecido coração mineiro.

Minha Minas Gerais te trago guardada no lado esquerdo do peito, dentro do coração, jamais esquecida mesmo que por terras longínquas eu queira me aventurar...

PS: a música que está tocando é um complemento deste post!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Livro "Trilhas do Coração"


Neste último dia 06 de maio de 2011, tivemos a grata satisfação de presenciar o lançamento do livro "Trilhas do Coração", de autoria de minha queridíssima cunhada Eliza Teixeira de Andrade.

A escritora: Eliza Teixeira de Andrade
Eliza é natural de Ipiaú, pequena cidade localizada na zona cacaueira do Estado da Bahia, filha do casal Pedro Pereira Teixeira e Zenaide Barretto Teixeira. É casada com Ecles com quem teve os filhos Ricardo, Ivana e Isabela.

Escritora e poetiza, Eliza já publicou dois outros livros de poesias. Em 2000, lançou o "Estação do Amor" que conduz a um mundo de amor, beleza e doação, e em 2002, lançou o "Sinfonia da Vida", igualmente com poesias de amor e reflexões da vida.

Fundação João Fernandes da Cunha
O lançamento foi na Fundação João Fernandes da Cunha, situada no Largo do Campo Grande, em Salvador BA. Um casarão antigo de Salvador que foi ricamente iluminado para esta ocasião especial. Imponente e majestoso, o casarão que relembra a história baiana, nesta noite ficou pequeno para tantos convidados que vieram especialmente para o lançamento.

Em noite de grande estilo e elegância, a escritora conseguiu um feito que poucos conseguem, a venda de mais de 90 exemplares! Também não era para menos, pois o livro merece ser guardado como relíquia.

"Trilhas do Coração" é um livro que reune informações histórico-genealógicas da família Teixeira em estilo de romance, proporcionado uma leitura agradável, até para os leitores que não se relacionaram com os personagens, despertando sentimentos nobres decorrentes das lições de vida tiradas desta obra que tem o amor como principal tema, com relatos pitorescos em torno dos acontecimentos marcantes desta família.

Desde que a conheci, ouço com paciência e atenção, para não perder nenhum detalhe, sobre a criação desta obra prima. Detalhista, ela relata com maestria os momentos vivenciados e ainda bem vivos na memória. Tanto que este seria um livro de memórias, mas não estaria à altura do que deve representar, e nada mais justo que fosse transformado num romance para contar um pura história de amor. História, que acredito eu, poucas pessoas nesta vida experimentaram vivenciar.

Dedicatória
Para nós, Eu e Nando, foi um momento de grande emoção. Além da dedicatória carinhosa, pudemos compartilhar destes momentos especiais que marcaram a vida de toda a família Teixeira, da qual, agora, faço parte. Eliza é para nós um ser de grande importância, da qual  nos orgulhamos de tê-la como madrinha. De Nando, madrinha de batismo e minha de casamento.  Eliza é minha madrinha especial, pois foi através dela que  conheci "o meu Nando". 

Então, não preciso falar mais nada da minha amiga querida, que desde 2002, quando nos conhecemos virtualmente contribui para a minha felicidade e meu crescimento espiritual. Agradeço a Deus por ter permitido que nossas vidas se cruzassem e eu pudesse desfrutar deste sentimento amigo e sincero que nos une.  

Se quiser saber mais um pouquinho sobre Eliza, suas publicações e desfrutar  das  suas poesias, ela tem um blog. Veja o seguinte endereço:  http://elizateixeiradeandrade.blogspot.com/.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Roma - Basílica de São Pedro

Vista interna
Em tempos de Papa, nada melhor de ver como eles vivem...ou viveram!
Vamos começar pela igreja oficial do Papa, a Basílica de São Pedro, ou Basílica Sancti Petri ou Basilica di San Pietro.

A Basílica tem área de 23.000m³, cabem 60 mil devotos e é adornada por 340 estátuas de santos, mártires e anjos.

Foi provado que sob o altar da basílica está enterrado São Pedro (de onde provém o nome da basílica) um dos doze apóstolos de Jesus. Desde a Reforma, duvidou-se se São Pedro havia sido martirizado realmente em Roma e seus restos mortais estavam nesta Basílica, porém atualmente os historiadores concordam que São Pedro foi de fato martirizado em Roma e após uma minuciosa e meticulosa investigação nos anos 1950, o Papa Pio XII na enciclícia "Domenico Cardinale Tardini" (pág.:76), confirmou que haviam sido achados os ossos do mártir.

Os restos mortais de São Pedro foram enterrados fora do Circo, na Colina do Vaticano, a menos de 150 metros do seu local de morte. Seu túmulo foi inicialmente marcado apenas com uma pedra vermelha, símbolo de seu nome, mas sem sentido para os não-cristãos. Um santuário foi construído neste local alguns anos mais tarde. Quase trezentos anos depois, a antiga Basílica de São Pedro foi construída neste local.

A entrada na Basílica é gratuita e pode-se tirar fotos. Porém, antes da entrada, deve-se passar por forte esquema de segurança, como detectores de metal e afins (como nos aeroportos). 

Eu tive que comprar o lençinho!!! Fui barrada, em 2006!
O vestuário é restrito! Não são permitidos shorts, minissaias, ombros nus, bonés. E isso vale para os homens também, porque mesmo que você passe pela segurança, você não vai passar pelos guardas que ficam nas portas de entrada. Se você estiver vestida de alçinha, melhor comprar um lençinhos ou véu, em uma das barracas ou lojas bem de frente, para tampar os ombros. E não são baratos não, por volta de 10 Euros! 
Melhor se prevenir antes de ir!!! Senão, o jeito e voltar para o hotel e trocar a "roupita"!! 


Capela de São Sebastião
Neste domingo o Papa João Paulo II foi beatificado em uma solene cerimônia realizada na praça de São Pedro, no Vaticano. Cerca de um milhão de pessoas de todo o mundo participaram da celebração católica. O caixão de João Paulo 2º ficará exposto para a veneração dos fiéis no altar central da basílica e depois será colocado de forma definitiva na Capela de São Sebastião, ao lado da Pietá de Michelangelo.


Tudo é maravilhoso e grandioso! É um passeio que faz jus ao ditado de quem vai a Roma e não vê o Papa!!!

Vou postar, depois, sobre os Jardins do Vaticano... são pouquíssimas pessoas que se dispõem a conhecer o outro lado da vida papal. Aguardem...

Nas fotos do álbum, tentei colocar algumas informações das imagens que tirei do site oficial da Basílicahttp://www.saintpetersbasilica.org/).