Quem sou eu

Minha foto
SALVADOR, BA, Brazil
"Não tire conclusões, não crie ilusões, não se iluda com os fatos, não se impressione com os meus atos. Afinal, por dentro é sempre a minha personalidade e por fora um conceito seu!"

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Jordânia


Finalmente conseguimos ir a Jordânia!

Foram apenas 4 dias, mas o suficiente para apreciar a beleza natural daquele país.


Saímos do Kuwait, pela manha, em vôo direto até Amann. Brasileiros precisam de vistos para entrar na Jordânia, o que pode ser providenciado no próprio Queen Alia International Airport, pelo valor de 10 JD (Jordan Dinar), mais ou menos USD 14 e com validade de 30 dias.

Houve uma certa burocracia para obter os vistos, mas nada muito diferente do Kuwait, e após algumas "vistorias" conseguimos passar pela imigração.


Alugamos um carro para fazermos o percurso Amann/Petra e Petra/Dead Sea/Amann. A primeira etapa foi via The Desert HighwayIt, 260 km e a volta via The King’s Highway,280 km.

A Jordânia é um país árabe bem mais pobre que o Kuwait.


Ao longo de todo percurso de ida, só podemos apreciar pequenas cidades, sem infra-estrutura alguma e muitos carros velhos trafegando pela rodovia...postos de gasolina pouquíssimo.





De vez em quando, um camelo passeando....














Já o caminho de volta é deslumbrante... The King’s Highway... as montanhas e vales são de fazer brilhar quaisquer olhos...



E a medida que vai se afastando de Petra, rumo ao Mar Morto, a paisagem se modifica, árvores começam a aparecer no deserto e algumas cidades maiores dão o ar do progresso...


A maioria dos 4,4 milhões de pessoas da Jordânia são descendentes de árabes as várias tribos que imigraram para a área ao longo dos anos de todas as direções.
Mais de 92% dos jordanos são muçulmanos sunitas, e cerca de 6% são cristãos que vivem principalmente em Amman, Madaba, Karak e Salt. A maioria dos cristãos pertencem à Igreja Ortodoxa Grega.


Um dos mais conhecidos grupos da população da Jordânia é o beduíno. Como são conhecidos em árabe, o Bedu, ou "moradores deserto," aguentam o deserto e já aprenderam a sobreviver nele. É difícil contar Bedouins, mas é do conhecimento geral que a maioria da população da Jordânia é de origem beduínas.





Alguns jordanos são de origem palestiniana, por terem sido forçado a partir de sua terra natal durante a guerra com Israel (1948 e 1967) . A Jordânia foi o único Estado árabe a conceder a todos os palestinianos o direito à cidadania jordana.

Na Jordânia o consumo de álcool é permitido! E tem dança do ventre também (coisa que ainda não vi aqui no Kuwait!)