Quem sou eu

Minha foto
SALVADOR, BA, Brazil
"Não tire conclusões, não crie ilusões, não se iluda com os fatos, não se impressione com os meus atos. Afinal, por dentro é sempre a minha personalidade e por fora um conceito seu!"

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Feriado Prolongado

Aqui também tem o seu feriado prolongado!

Estamos no feriado do Eid al-Fitr, que é uma festa móvel, que se costuma celebrar no fim do Ramadã.

O dia mesmo é 1ª de outubro, mas desde hoje, sexta-feira, dia sagrado para os muçulmanos, que começa o feriado prolongado. As escolas terão recesso até o dia 04 de outubro. Período em que elas voltam ao horário normal de 07 horas aula dia.

Hoje foi um dia de muito movimento nos supermercados e feiras. A sensação é de vão comprar tudo o que existe e fazer um grande estoque para comemorar o Eid al-Fitr.

Mas como ainda estamos no Ramadã (01.09 a 30.09), todos os shoppings continuam fechados das 15hs até 20hs. Um horário terrível para quem não quer passar o dia em casa.

Após 21hs fica insuportável fazer qualquer coisa... ruas abarrotadas de carros, restaurantes saindo gente pelas janelas (fechadas, por causa do ar condicionado) e os corredores dos shoppings pior que procissão de Nossa Senhora Aparecida!

Todos saem... depois de ficar o dia todo sem comer e beber, a noite é o grande momento! Sem contar, que agora, a temperatura está bem amena, chegando aos 38ºC, à noite. Uma beleza, dá até para arriscar ver o mar do calçadão da praia!

Porque mar mesmo... só pela janela fechada do carro! Impossível sair do carro para arriscar dar uma molhadinha nos pés!

E como dizia Vinícius de Moraes: porque hoje é “sexta-feira”... eu vou dar uma saidinha para jantar, porque ninguém é de ferro!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Ramadã



"O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico. Pelo fato de o Islamismo usar um calendário lunar, o Ramadã começa e termina em diferentes períodos do ano. O calendário lunar é baseado na observação das fases da Lua, em que o início de cada mês é identificado com a visão de uma nova Lua. Este calendário tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar usado na maior parte do mundo ocidental. O início do Ramadã em cada ano é baseado na combinação das observações da Lua e em cálculos astronômicos.

Para os muçulmanos, o Ramadã é um mês de bênção que inclui oração, jejum e caridade.

O significado do Ramadã retrocede a muitos séculos, a cerca de 610 d.C. Era nesse período, durante o nono mês do calendário lunar, que os muçulmanos acreditavam que Deus, ou Alá, revelara os primeiros versos do Alcorão, o livro sagrado do Islamismo.

De acordo com o Islamismo, um comerciante chamado Maomé estava andando em um deserto perto de Meca. Isso aconteceu onde atualmente localiza-se a Arábia Saudita. Certa noite, uma voz vinda do céu o chamou. Foi a voz do anjo Gabriel que falou que Maomé tinha sido escolhido para receber a palavra de Alá. Nos dias posteriores, Maomé começou a falar os versos que seriam transcritos, compondo o Alcorão.

Em muitas mesquitas, durante o Ramadã, os versos do Alcorão são recitados todas as noites. Os oradores são conhecidos como tarawih. No final do Ramadã, a escritura completa foi recitada. Ramadã é o período no qual os muçulmanos podem se interligar aos ensinamentos do Alcorão."